You are currently viewing Transtorno de conduta: atenção na saúde infantil

Transtorno de conduta: atenção na saúde infantil

Quando é identificado na infância, os resultados do tratamento costumam ser melhores.
Entretanto, devido às particularidades desta condição, nem sempre é possível amenizar os sintomas somente com a psicoterapia.

O que é Transtorno de Conduta?

O transtorno de conduta é uma das condições psiquiátricas mais comuns na infância e na adolescência. Ele consiste em comportamentos inadequados e que causam desconforto no ambiente familiar e escolar, além dos círculos sociais frequentados pela criança ou adolescente.

Como identificar

Para o comportamento da criança ser considerado resultado de uma condição psiquiátrica, os sintomas do transtorno de conduta infantil devem perdurar por, pelo menos, seis meses. Os principais indicativos são:

Quais os subtipos de Transtorno de Conduta?

Leve: poucos problemas de comportamento e os danos são relativamente pequenos. Envolvem atitudes como mentiras, quebra de regras familiares e matar aula;


Moderado: mais problemas de conduta aparecem e as consequências são mais severas, mas ainda não representam uma ameaça a integridade física ou a segurança de terceiros;


Grave: muitos problemas de conduta que implicam em danos severos na vida de outras pessoas, como crueldade física, agressividade, estupro, ferimentos por arma de fogo, assalto, arrombamento de propriedade, etc.

Quando os pais da criança ou do adolescente vão até o especialista, médico psiquiatra é feito uma estimativa de início do transtorno.

Busque um acompanhamento online!

Dr Marlon de Faria Michele Silva

CRM PR 3456 9

AGENTE UMA CONSULTA ONLINE