You are currently viewing Síndrome da gaiola

Síndrome da gaiola

A síndrome da gaiola é a constatação de um fenômeno comportamental relacionado à necessidade de se manter seguro, dentro de casa.


É importante frisar que o que estamos chamando de síndrome da gaiola, ou “cave syndrome” nos países de língua inglesa, não é um diagnóstico médico, mas sim a constatação de um fenômeno comportamental relacionado à necessidade que todos tivemos de nos manter seguros em virtude da pandemia.

Sem dúvida, a síndrome da gaiola é imposta diante do medo do contágio, da doença, da morte ou de suas sequelas, caso alguém adoeça gravemente. Esse por si só é um componente poderoso que, em algumas pessoas, pode gerar atitudes extremas, como condutas fóbicas.

Algumas pessoas podem ter se beneficiado dessa necessidade temporária de mudança. Pessoas tímidas, ansiosas e inseguras no contato social face a face, por exemplo. Ou pessoas com traços paranoicos de personalidade, que estão sempre achando que as pessoas querem prejudicá-las. Essas podem ter resistência em querer sair.

Como reagir?

As pessoas podem começar saindo para pequenas caminhadas perto de casa, inicialmente acompanhadas, depois sozinhas. Com o ganho de confiança e da percepção concreta de que essa ação não provoca riscos de adoecimento, podem progredir para outras ações.

Voltar é possível?

É possível voltar aos poucos à vida pós-pandemia. “Sabemos, no entanto, que terão algumas restrições e, sim, a perspectiva é de que transtornos mentais em decorrência do medo.

hoje o atendimento online pode ajuda-lo (a) como esse problema! Não exite em agendar um atendimento!

Não ignore o que você está sentindo, sua ansiedade pode piorar com o tempo se você não procura ajuda! Consulte o seu médico ou um profissional de saúde mental antes que sua ansiedade piore. Quanto mais cedo você receber o diagnóstico, mais fácil será o tratamento.

Conte com um especialista

Busque um acompanhamento online!

Dr Marlon de Faria Michele Silva

CRM PR 3456 9

AGENTE UMA CONSULTA ONLINE