You are currently viewing O que é psicose pós-parto?Conheça os sintomas e o que fazer após o diagnóstico

O que é psicose pós-parto?Conheça os sintomas e o que fazer após o diagnóstico

Não é incomum que mulheres sofram com um fenômeno chamado baby blues – a tristeza pós-parto. Você pode se sentir desanimada, ansiosa, sobrecarregada ou deprimida. Em torno de metade das novas mães passam por isso.

Mas em casos muito raros, o nascimento do bebê pode trazer um transtorno mental sério chamado psicose pós-parto. O termo psicose indica que você perdeu a noção da realidade.

Algumas mulheres diagnosticadas com psicose pós-parto foram diagnosticadas com transtorno bipolar, esquizofrenia ou outros transtornos anteriormente. A maioria nunca teve problemas psiquiátricos, entretanto.

A psicose pós-parto pode surgir dentro de duas semanas após o nascimento do bebê. Geralmente acontece repentinamente. Mães diferentes podem ter sintomas diferentes. Entre eles pode-se citar:

O que fazer após o diagnóstico

Psicose pós-parto é uma doença muito séria. Em torno de 1 a cada 20 mulheres pode tentar machucar o bebê ou a si mesma. O risco de suicídio pode ser bem maior durante um ano ou mais após o parto.

Felizmente, o estado psicótico é apenas temporário. É importante saber o que fazer se isso acontecer, seja antes ou depois do parto.

Tratamento e recuperação

Com os cuidados adequados, você pode se recuperar completamente. Leva tempo, mas você eventualmente irá se sentir bem de novo, e você poderá oferecer todo amor e apoio para seu bebê.

Busque ajuda!