You are currently viewing O Que é o Transtorno Psicótico Compartilhado?

O Que é o Transtorno Psicótico Compartilhado?

O transtorno psicótico compartilhado é um tipo raro de doença mental em que uma pessoa que não tem um transtorno mental primário passa a acreditar nos delírios de outra pessoa com um transtorno psicótico ou delirante. Por exemplo, uma esposa pode vir a acreditar nas ilusões de seu marido, apesar de ter uma boa saúde mental.

Os sintomas do transtorno psicótico compartilhado variam dependendo do diagnóstico específico da pessoa principal com o transtorno. No entanto, existem algumas características do distúrbio que serão semelhantes entre os casos.

Viver com delírios pode ter efeitos na saúde física de ambas as pessoas com o transtorno devido ao aumento do estresse (por exemplo, níveis elevados de cortisol).

Problemas secundários de saúde mental podem se desenvolver, como ansiedade e depressão devido ao estresse e medo prolongados.

Exemplos de possíveis delírios

Pensar que a radiação está sendo transmitida para sua casa por um país estrangeiro para causar dor de estômago ou diarréia;
Acreditando que em breve você receberá uma grande quantia em dinheiro;

Pensar que a polícia federal está grampeando seu telefone ou que sua família está sendo seguida;

Pensar que seus vizinhos estão de alguma forma envenenando seu suprimento de comida ou linhas de água.

Finalmente, como o transtorno psicótico compartilhado é tratado? Como esse distúrbio geralmente não é diagnosticado, geralmente é apenas a pessoa principal que recebe tratamento para seu transtorno mental.

Tratamentos específicos que podem ser oferecidos incluem o seguinte:

Acompanhamento para aliviar a turbulência emocional
Acompanhamento familiar
Medicamentos como antipsicóticos