You are currently viewing Lidando Com a Vergonha Quando Você Tem Transtorno de Personalidade Borderline (TPB)

Lidando Com a Vergonha Quando Você Tem Transtorno de Personalidade Borderline (TPB)

A vergonha é uma emoção poderosa que pode fazer com que as pessoas se sintam defeituosas, inaceitáveis e até danificadas além do reparo. Mas quanto você sabe sobre vergonha?

Continue lendo para aprender sobre o efeito da vergonha na autoimagem e na autoestima, bem como os comportamentos que ela pode causar em pessoas com transtorno de personalidade borderline (TPB).

Vergonha x Culpa

Às vezes, você pode confundir vergonha com culpa, uma emoção relacionada, mas diferente.

A culpa é um sentimento que você tem quando faz algo errado ou percebe que fez algo errado;
A vergonha é um sentimento de que todo o seu eu está errado e pode não estar relacionado a um comportamento ou evento específico.

Vergonha para pessoas com TPB

Alguém que sente vergonha profunda e baixa autoestima pode não perceber que é a motivação para muitos comportamentos destrutivos, que podem incluir abuso de substâncias, distúrbios alimentares, raiva no trânsito, violência doméstica e muitas outras crises pessoais e sociais.

As pessoas que vivenciam eventos traumáticos também tendem a sentir vergonha, principalmente se se culpam pelo que aconteceu. Em pessoas com TPB, a vergonha profunda pode ser responsável, em parte, por suas taxas mais altas de comportamento suicida e automutilação.

Busque ajuda! existe tratamento sim!

 

Busque um acompanhamento online!

Dr Marlon de Faria Michele Silva

CRM PR 3456 9

AGENTE UMA CONSULTA ONLINE