You are currently viewing Esquizofrenia desorganizada

Esquizofrenia desorganizada

Saiba quais são as características dessa manifestação da doença

No geral, a esquizofrenia é caracterizada como resultado de uma alteração mental que compromete significativamente a vida do paciente, tanto na parte psicológica quanto comportamental. Delírio e alucinações são comuns, assim como agitação, fala incoerente, tendência ao isolamento etc. Contudo, a doença pode se manifestar de formas distintas e a esquizofrenia desorganizada é um dos tipos desta patologia

Uma das particularidades da esquizofrenia desorganizada é que ela se inicia quando o indivíduo é jovem, antes dos 25 anos de idade, muitas vezes ainda na puberdade. “O subtipo hebefrênico da esquizofrenia, também conhecido como desorganizado, é considerado, no geral, especialmente grave”.

Esse tipo de esquizofrenia também é marcado pela presença de sintomas que remetem à infância, já que ocorre regressão de comportamento e os pacientes passam a agir com mais infantilidade, passividade e com menos personalidade.

Sintomas:

Esquizofrenia desorganizada tem tratamento

O tratamento da esquizofrenia desorganizada é semelhante ao dos demais tipos da doença: exige a utilização de medicação específica (como os antipsicóticos), acompanhamento psiquiátrico, amparo familiar e educacional para que o paciente possa ser compreendido e auxiliado com sensibilidade. Nesse sentido, é interessante destacar a importância do paciente interagir socialmente o máximo possível.