You are currently viewing Doenças psiquiátricas: o que são e como afetam a vida humana

Doenças psiquiátricas: o que são e como afetam a vida humana

A busca pelo diagnóstico se tornou algo comum em nossa sociedade. Logo, com o acesso a internet, temos a possibilidade de nos informar com facilidade e nos auto-observar com maior discernimento acerca dos fatos.

O que é uma doença psiquiátrica?

As doenças psiquiátricas são aquelas que chamamos também de transtornos psicológicos. Elas podem surgir em crianças, adolescentes, adultos e até mesmo em idosos. São condições caracterizadas por variações comportamentais psicopatológicas que necessitam de acompanhamento médico para serem tratadas.

As doenças psiquiátricas mais graves

De acordo com o Manual de Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5), existem mais de 300 tipos de doenças psiquiátricas protocoladas e catalogadas. Entre elas, as mais graves e frequentes na atualidade são:

Como saber se tenho alguma patologia mental?

Para descobrir se você possui algum tipo de distúrbio é necessário ficar atento aos sinais físicos e psicológicos que o corpo dá.

Como é feito o diagnóstico?

Durante a consulta, o psiquiatra será capaz de distinguir os diversos tipos de doenças psicológicas e identificar qual é a sua. Por conta disso, é fundamental que você não tenha receio em contar todos os detalhes do que está sentido. Dessa forma, relate sobre os sintomas, a frequência em que eles aparecem e desde quando surgiram.

No atendimento, é comum que o psiquiatra:

Pergunte seu histórico médico;
Queira saber o que o levou até a consulta;
Peça exames;
Pergunte sobre os sintomas e frequência;
Avalie suas queixas;
Receite remédios.

Se a doença psiquiátrica for identificada, uma medicação será prescrita pelo profissional. Contudo, é extremamente importante que a pessoa siga o tratamento da forma que ele foi receitado.