You are currently viewing Como Lidar Com um Mentiroso Patológico

Como Lidar Com um Mentiroso Patológico

Você já teve a sensação, quando está conversando com alguém, de que essa pessoa não está dizendo a verdade? Ou o que eles estão dizendo não condiz com os fatos? Com o tempo, você os pegou em várias mentiras, algumas pequenas e outras não tão pequenas? Você pode ter se perguntado por que eles mentem para você com tanta frequência.

Mentira Patológica vs. Outros Tipos de Mentira

A maioria das pessoas estaria mentindo se dissesse que nunca contou uma mentira. Mas, em que ponto isso se torna uma mentira patológica? Daramus explica a diferença entre contar uma mentira ocasional, mentir compulsivamente e mentir patologicamente.

Mentir de vez em quando

Todo mundo mente ocasionalmente, mas é uma decisão consciente. Pode ser por bondade (“Sim, o corte de cabelo está adorável!”), Para sair do problema (“O gato deve ter derrubado aquele vaso de vidro”) ou para suavizar uma situação social (“Estou tendo um ótimo momento, mas tenho que acordar cedo amanhã. Tchau!”).

No entanto, a maioria das pessoas tem outras habilidades de enfrentamento, além de mentir.

Mentir Compulsivamente

É importante observar que a mentira compulsiva não é o mesmo que a mentira patológica. Uma pessoa que mente compulsivamente simplesmente mente sem pensar ou controlar e não tem nenhuma intenção específica. Mentir compulsivamente é muitas vezes puramente fora do hábito.

Mentir Patologicamente

As pessoas que mentem patologicamente costumam contar mentiras sobre coisas que não importam, sem motivo aparente.

Impacto na Saúde Mental

Se você estiver lidando com alguém que mente o tempo todo, você sempre estará em um estado de incerteza. Ser incerto pode se tornar cansativo e estressante porque você estará constantemente verificando se suas palavras correspondem às suas ações.

Procure ajuda


Se você conhece alguém que mente constantemente para você, o tratamento de saúde mental pode ser benéfico para essa pessoa, pois pode ajudá-la a mudar seus hábitos e tratar quaisquer outras condições subjacentes que ela tenha.

Nesse sentido, pode ser útil para você estabelecer limites em seu relacionamento com eles, para proteger sua saúde mental.

Busque um acompanhamento online!

Dr Marlon de Faria Michele Silva

CRM PR 3456 9

AGENTE UMA CONSULTA ONLINE