You are currently viewing Bibolaridade: Como identificar os sintomas do transtorno bipolar e suas características

SINTOMAS

O transtorno afetivo bipolar é caracterizado pela alternância, as vezes súbita, de depressão e euforia, de graus variáveis.

Nos episódios de mania, podemos citar sintomas de: autoestima inflada (grandiosidade); redução da necessidade do sono; gastos excessivos; falar mais que o habitual; apresentar pressão no discurso, sendo difícil de interromper; distração, envolvimento com atividades de risco, como abuso de substâncias e atividades físicas de risco.

Além disso, a linha de raciocínio não é linear, ramificando muito o que quer falar, mas nunca chegando ao objetivo.

Nos episódios depressivo, os principais sintomas são: diminuição da disposição para a vida; aumento da necessidade do sono; retração e isolamento; tristeza profunda; falta de vontade para realizar atividades e pensamentos pessimistas, de menos valia e que trazem um ambiente de piora e risco.

Bipolaridade é o nome leigo dado para um diagnóstico psiquiátrico chamado Transtorno Afetivo Bipolar, que é uma doença psiquiátrica relacionadas ao humor. É uma condição frequente e tratável.

COMO É FEITO O DIAGNÓSTICO?

Para diagnosticar a doença, é necessário realizar uma investigação médica através da anamnese de exame psíquico, que é usado para tentar identificar a condição logo no início, avaliando se há realmente no histórico dessa pessoa a presença de um evento de mania.

QUAIS OS PERIGOS?

Os perigos ocorrem quando a condição vem acompanhada de sintomas psicóticos, uma vez que a pessoa pode tomar decisões ou ficar presa a pensamos que trariam risco de vida.

COMO É O TRATAMENTO? TEM CURA?

O tratamento tende a ser muito longo. Após a fase inicial de identificação para um correto diagnóstico, se inicia o tratamento com medicações, sendo necessário regularizá-las para que tragam estabilidade no humor sem gerar os efeitos colaterais para o paciente. Por esse motivo, podem ocorrer trocas medicamentosas durante o processo, visando manter a estabilidade do humor