You are currently viewing Autossabotagem nos transtornos mentais: como acontece?

Autossabotagem nos transtornos mentais: como acontece?

A autossabotagem pode ser definida como o ato de prejudicar propositalmente a si mesmo e ocorre frequentemente nos transtornos mentais. Entenda!


Não é raro que pessoas com transtornos mentais acabem se autossabotando com frequência. Seja se descuidando com o tratamento, contrariando orientações dos profissionais da saúde mental, ou até mesmo sabotando os próprios relacionamentos, carreira e estudos. 

O que é autossabotagem?

A palavra sabotagem pode ser definida como a realização de esforços para prejudicar propositalmente o funcionamento ou andamento de alguma situação. Já a autossabotagem seria a sabotagem feita consigo mesmo, ou seja, o próprio indivíduo toma decisões e realiza ações que irão prejudicá-lo em seus desejos e objetivos.

Por que as pessoas se autossabotam?

Padrões de comportamento aprendidos da infância
Dinâmicas de relacionamentos passados
Medo de falhar
Medo de mudanças

Tipos de autossabotagemAs pessoas podem se autossabotar de várias maneiras. Alguns tipos mais comuns de autossabotagem são:


Procrastinação
Uso de álcool e drogas como “automedicação”
Negação de problemas
Negligenciar tratamentos
Identificar quando a autossabotagem surge

Às vezes você pode até identificar um comportamento prejudicial, mas ainda não entendeu qual o padrão que faz com que essa autossabotagem surja. Anotar os momentos nos quais esses comportamentos se manifestam é uma boa ideia para conseguir identificar isso;

Psicoterapia:

Não existe remédio para autossabotagem, mas a psicoterapia é um tratamento que pode ajudar muito nestes casos. Primeiro porque ela ajuda no autoconhecimento, mas também porque certas abordagens, podem ajudar a identificar e romper padrões de pensamento e comportamento que não são funcionais, ou seja, as autossabotagens.

Cumprir o tratamento adequadamente

Com o tratamento adequado, uma pessoa pode recuperar sua autoconfiança, autoestima, ter energia e disposição para encarar os desafios do dia-a-dia, conseguir manter-se focada em seus objetivos, entre outros.

Conte com um especialista

Busque um acompanhamento online!

Dr Marlon de Faria Michele Silva

CRM PR 3456 9

AGENTE UMA CONSULTA ONLINE